7 dicas para mulheres empreenderem em 2014
1. Para identificar
uma oportunidade de negócios é preciso estar atenta às alternativas para as
tarefas mais corriqueiras, pensar na possibilidade de processos ou produtos
mais simples e não somente na elaboração do que ainda não existe. “O principal
é que a sua ideia atenda a uma necessidade do mercado, ou seja, que as pessoas
precisem ou queiram”, diz Elisabete Miranda. Ler sites, revistas e jornais pode
ajudar a perceber do que as pessoas estão falando e para onde a sociedade está
caminhando, a fim de desenvolver um negócio promissor. Ana Fontes sugere
ferramentas tecnológicas como o Google Trends para saber das principais
tendências.
2. Elabore um plano
de negócio. Ele é importante para que você se arrisque menos na empreitada.
Essa etapa pode assustar muitos empreendedores de primeira viagem, mas nada
mais é do que pensar no mercado e definir a maneira com que sua empresa vai
atuar – tudo de forma muito simples, mas eficaz. Com ferramentas como o
Business Model Canvas, é possível contemplar as principais áreas de um negócio:
mercado, concorrência, proposta de valor, fontes de receita e divulgação, por
exemplo.
3. Encontrar apoio na
fase inicial é essencial para poupar tempo útil e evitar alguns erros de
iniciante. É recomendável a participação em grupos de networking entre
empreendedores e competições de negócios, como a Startup Weekend e a Start It
Up. Outra dica é não ter medo de contar a sua ideia para todo mundo, alguém
pode ajudar a melhorá-la. “A ideia em si não tem valor, o que tem valor é a
execução e não se trata de quem faz primeiro, mas de quem faz melhor”, diz Ana.
No quesito financeiro, o ideal é contar com as próprias economias e, se não for
possível, procurar amigos, familiares ou, em alguns casos, um financiamento no
banco ou ajuda de um investidor-anjo.
4. Na hora de formar
a primeira equipe, é preciso buscar profissionais qualificados, dedicados,
flexíveis e criativos e, principalmente, cuja motivação principal não seja um
alto salário. Um erro comum é sucumbir às dificuldades e contratar conhecidos
ou parentes que não necessariamente cumpram os pré-requisitos listados acima.
Não existe milagre: se a sua empresa ainda não tem condições de pagar bons
salários aos talentos de que precisa, a saída é fazer com que eles abracem a
sua causa. Ofereça aos profissionais um propósito e, antes de tudo, acredite
nele. Só assim conseguirá convencer outras pessoas a superar desafios com você.
5. Aprenda a
gerenciar o seu tempo. A técnica é essencial tanto para sua vida pessoal
quanto para o desenvolvimento de sua empresa. Aceite o quanto antes e sofra
menos: você não vai dar conta de tudo sozinha. Aprenda a delegar e a pedir
ajuda, além de usar corretamente ferramentas como a agenda do smartphone. Um
caminho é calcular quanto custa sua hora de trabalho e, a partir daí, decidir o
que é importante fazer pessoalmente e o que se deve delegar. “Quando vou
visitar um potencial cliente, em vez de dispor um tempo enorme pesquisando
sobre ele, peço para alguém do escritório que ganha bem menos do que eu fazer a
pesquisa e me entregar um relatório”, diz Elisabete. Sem foco, uma líder não
consegue delegar funções e deixa de cuidar de partes vitais do negócio, como o
financeiro e o networking, pontos fracos das mulheres empreendedoras.
6. Para empreender,
é preciso ter jogo de cintura e saber lidar com erros: os seus e os dos outros.
Cada pessoa tem seu próprio jeito de elaborar uma tarefa – isso não é ruim:
você pode se surpreender positivamente e aprender um caminho mais fácil.
Acredite no potencial da sua equipe, afinal, não faz sentido contratá-la se não
confiar na capacidade de seus integrantes. E lembre-se: mais importante do que
reparar erros, é preveni-los. Para isso, você precisa aceitar que eles farão
parte do desenvolvimento de sua empresa e analisar as causas para que não
aconteçam novamente.
7. Aprenda outras
línguas. Se a sua empresa está ligada a turismo ou a serviço em geral,
saiba falar outras línguas e certifique-se de que sua equipe também esteja
preparada. “O ano que vem será um ano atípico, com muitos turistas, e qualquer
habilidade voltada à receptividade deles será um diferencial”, diz Lênia Luz.
Vale tudo: organização de translados, reservas em hoteis e pacotes turísticos à
disposição de seus clientes e parceiros
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